PET Biologia UFV

PET Biologia UFV
Programa de Educação Tutorial - Biologia UFV

segunda-feira, 10 de abril de 2023

Resumo - Palestra Direito Ambiental

Ângela Rossi Casali


No dia 05 de abril de 2023, o grupo PET Biologia ofereceu mais uma palestra aberta ao público, que ocorreu no Edifício Chotaro Shimoya (ECS), sala 124, às 12:45. A palestra foi intitulada “Direito Ambiental: Avanços e Retrocessos” e foi ministrada pelo Prof. Edson Ferreira de Carvalho. O Dr. Edson é professor titular de Direito Ambiental e de Direitos Humanos na Universidade Federal de Viçosa.

Foi uma palestra muito enriquecedora para todos os alunos presentes, por tratar de temas essenciais, como a importância da preservação do meio ambiente. Como o professor brilhantemente ressaltou, “Sem água não existe vida na Terra” e ainda assim percebemos um grande descaso para com a natureza, observada por seres humanos que desmatam áreas que teoricamente são protegidas por lei, como as matas ciliares e as árvores próximas às nascentes de água.

O professor contou para os estudantes como foi a divisão de terras no território brasileiro desde a época do Brasil Colônia, quando ainda não havia nenhum tipo de preservação ambiental, e como isso acontece nos dias de hoje, onde muitas propriedades desrespeitam as leis ambientais brasileiras, que não são muito punitivas, permitindo que o desmatamento continue sem controle. Além disso, os alunos aprenderam sobre as Áreas de Preservação Permanentes (APPs), que na prática também não têm sido uma medida muito eficiente na conservação, por serem muitas vezes desrespeitadas pela população.

O Prof. Edson finalizou sua palestra ressaltando a todos os alunos a importância de manter hábitos constantes de leitura, pois é através da educação que nós jovens teremos todo o conhecimento necessário para garantir que no futuro, mudanças possam ser efetivadas em prol de um Brasil mais justo e com uma população mais consciente sobre a importância de preservar as nossas florestas, as nossas nascentes e a nossa biodiversidade.





Nenhum comentário:

Postar um comentário