PET Biologia UFV

PET Biologia UFV
Programa de Educação Tutorial - Biologia UFV

domingo, 17 de novembro de 2013

Seminário da Semana "Obesidade" por Marcelle Ferreira


  Nas sociedades antigas e em outros povos, o sucesso econômico era associado a pessoas gordas, pois o excesso de gordura significava condições de se alimentar bem, ter uma mesa farta. Essa associação persistiu durante a Idade Média e a Renascença onde o padrão de beleza dava prioridade a mulheres com corpos de forma arredondada.
   Porém nos anos 60, com a ideia de “geração saúde” esses padrões de beleza mudaram, e as pessoas passaram a buscar um corpo magro e atlético. O obeso passa então a sofrer preconceitos, principalmente após estudos que associaram o sobrepeso a doenças cardiovasculares, respiratórias e ortopédicas.
  Antes sinônimo de beleza, hoje uma patologia. O peso excessivo foi considerado uma doença pela OMS em 1997, e desde então preocupa a população mundial e é denominada “epidemia dos tempos modernos”. Mas o que leva um indivíduo a ser obeso não são apenas uma má alimentação e a falta de atividade física regular. Há fatores genéticos e metabólicos envolvidos na propensão a essa patologia.
   Nesse seminário será abordado um pouco desses possíveis fatores. Além disso, como é diagnosticado? Há tratamentos? Em quais casos o uso de cirurgias e medicamentos é recomendado? Crianças obesas um problema crescente que pode ser controlado?

   Há diferença na forma da doença se apresentar em homens e mulheres? Como essa patologia é classificada?          Essas perguntas assim como curiosidades acerca do assunto serão mostradas dia 20/11 na sala 124 do ECS ás 12h45. Não percam! 

Nenhum comentário:

Postar um comentário