PET Biologia UFV

PET Biologia UFV
Programa de Educação Tutorial - Biologia UFV

segunda-feira, 11 de março de 2013

Seminário da semana "Guerra dos sexos" por João Paulo P. de Almeida


Seminário: Guerra dos Sexos
Sinopse:
           A reprodução sexuada tem se mostrado uma estratégia eficiente em manter a variabilidade genética e a perpetuação do material genético nos grupos de seres vivos em que se estabeleceu. Mas muitas coisas acontecem antes e depois da troca de gametas, movimentos de corte dignos de uma peça teatral, machos perdendo a cabeça (literalmente no caso do louva-a- deus), fêmeas recusando presentes... A natureza ferve no momento em que os seres vivos vão cumprir seu grande objetivo, que é a passagem de seu material genético para geração posterior, e apesar do objetivo comum, as estratégias entre machos e fêmeas variam muito no momento de cumpri-lo, e nesse ponto nos vemos diante de um verdadeiro campo de batalha!
      O seminário “Guerra dos sexos” trará exemplos dos mais diversos comportamentos sexuais presentes na natureza, e mostrará como a Teoria da Evolução explica de forma elegante vários deles, e porque alguns são mais difíceis de explicar.
          Qual o gênero pula mais a cerca no mundo animal? Machos ou fêmeas? Quem cuida da prole? Porque a fêmea do Louva-a-deus como a cabeça do macho durante a cópula? Essas e outras questões divertidas e intrigantes serão discutidas no seminário da semana que vem! Não Perca!

Nenhum comentário:

Postar um comentário