PET Biologia UFV

PET Biologia UFV
Programa de Educação Tutorial - Biologia UFV

segunda-feira, 8 de setembro de 2014

Seminário da semana: "Depressão: o mal do século" por Natália Benevenuto



    A depressão é um transtorno psiquiátrico que, segundo pesquisas, acomete cerca de 20% da população mundial. A Organização Mundial de Saúde (OMS) avalia a doença como a quarta entre as dez principais causas de morbidade e acredita que em 2020 ocupará o segundo lugar entre as causas de doenças e incapacidades no mundo. Apesar de atualmente ser chamada por muitos de ‘o mal do século’, os relatos de portadores da doença são mais antigos do que se imagina.
    Alguns pesquisadores afirmam que ainda não se sabe ao certo como a depressão é causada. Outros postulam que fatores genéticos, psicológicos, comportamentais e fisiológicos podem estar relacionados com o surgimento ou agravamento da doença. No entanto, muitas dessas hipóteses são bastante controversas e contestadas. O único fato existente é que o número de casos cresce de forma cada vez mais acelerada e, com intuito de desvendar os mistérios existentes acerca da depressão, estudos e pesquisas são cada vez mais recorrentes.
    Este seminário tem como objetivo trazer as principais possíveis causas da doença, bem como seu aspecto fisiopatológico, sintomas observados, tratamentos utilizados e um pouco sobre as atuais pesquisas desenvolvidas na área. Para saber um pouco mais sobre o tema, convido todos para essa apresentação, que ocorrerá no dia 10/09, às 12h45, na sala ECS 124.

Nenhum comentário:

Postar um comentário