PET Biologia UFV

PET Biologia UFV
Programa de Educação Tutorial - Biologia UFV

segunda-feira, 16 de junho de 2014

Seminário da Semana: "Drogas: uma 'viagem' pelo corpo" por Wilson dos Reis Lima


    O uso de substâncias psicotrópicas por parte dos seres humanos é algo milenar. Substâncias com princípios ativos eram utilizadas há algum tempo atrás com a finalidade de propiciar uma ligação entre homens e deuses, tal como ainda é feito em algumas comunidades indígenas por exemplo. Cogumelos alucinógenos e o cactus peiote com o princípio ativo mescalina são alguns bons exemplos do quão antigo é essa prática.
   Com o aperfeiçoamento da química o uso das drogas sofreu importante modificação. Nos dias de hoje é possível isolar os princípios ativos para fins diversos, como o tetrahidrocanabidiol (THC) e Canabidiol (CBD), que são extraídos da maconha. Muitos desses princípios são testados e usados hoje para fins medicinais, como o CBD que vem sendo utilizado como anticonvulsionante.
  É possível observar assim que os estudos químicos das drogas podem proporcionar benefícios a fim terapêuticos, entretanto têm também a capacidade de desenvolver o abuso de drogas, como crack, cocaína e heroína, que são substâncias que atuam mudando funções comportamentais e causando muitas vezes dependência química e física, um problema grave a nível social.
  Nesse meu seminário irei abordar quais são os efeitos das principais drogas psicotrópicas a curto e longo prazo no nosso organismo, ou melhor, no organismo de quem as consome. Além de tecer uma abordagem histórica e social acerca do universo das drogas.
  Venha entrar nessa “viagem” você também!

Por Wilson dos Reis Lima
Data: 18/06/2014
Horário: 12 horas e 45 minutos

Nenhum comentário:

Postar um comentário