PET Biologia UFV

PET Biologia UFV
Programa de Educação Tutorial - Biologia UFV

segunda-feira, 26 de maio de 2014

Seminário da Semana: "O mundo dos sonhos" por Byanka Dias


    Desde que o cérebro humano foi capaz de sonhar, o homem ficou maravilhado com aquele universo que acontecia toda noite em outra realidade dentro de seu próprio ser. O incrível mundo dos sonhos pode nos levar a qualquer tempo e lugar, trazendo à tona nossos desejos mais íntimos. Com ricas imagens e significados ocultos, eles podem revelar traços de nossa personalidade ou nos indicar algo que nossa consciência não foi capaz de perceber.
    Por milhares de anos, as pessoas acreditaram que os sonhos foram criados por seres sobrenaturais e poderiam ser usados para prever o futuro. Os sonhos nos fascinam. Em parte, porque todos nós sonhamos e quase todos nós nos lembramos de pelo menos alguns de nossos sonhos e, em parte, porque os sonhos são tão misteriosos e ao mesmo tempo tão reais e marcantes que devem conter algum significado. Na verdade, a maioria dos sonhos (talvez todos) quer dizer alguma coisa, embora as teorias sobre seu exato significado sejam diversas.
    O seminário em questão trará relações  fisiológicas, psicanalíticas e evolutivas acerca de todo o material onírico, ao trazer as principais teorias que buscam explicar o sentido do sonho e o funcionamento do cérebro durante o próprio ato de sonhar. Não obstante, possui ainda conteúdos como pesadelos, sonho lúcido e paralisia do sonho, que serão abordados com um olhar neurocientífico. Não percam, acontecerá na sala 124 desde prédio (ECS) ás 12:45 horas no dia 28 deste mês.

Nenhum comentário:

Postar um comentário