PET Biologia UFV

PET Biologia UFV
Programa de Educação Tutorial - Biologia UFV

segunda-feira, 25 de maio de 2015

Seminário da Semana "Um Olhar Sobre a Fome" por Byanka Dias

No dia 27 de maio, o PET Biologia apresentará mais um seminário do ciclo com a temática: FOME. Através de uma perspectiva biológica, serão explicados mecanismos que nos causam tal sensação bem como as consequências de uma não alimentação adequada. E com uma visão social serão esclarecidas as causas por trás da FOME que assola cerca de 805 MILHÕES de pessoas no mundo. O seminário acontecerá na sala 124 do ECS no horário de 12h45min.
Byanka Dias

terça-feira, 19 de maio de 2015

Seminário da Semana "O Poder do Inconsiente" por Wilson Reis

Durante muito tempo as pessoas pensaram que mantinham o controle de todas as ações que lhes ocorriam diariamente. Porém, alguns pensadores passaram a questionar esse “controle” com a formulação da ideia de que muitas das nossas ações ocorriam de forma subliminar, ou seja, abaixo do nível da consciência.
Carl Jung, Willian James e Sigmund Freud são notáveis pela proposição de como o inconsciente funcionava. Freud se destacou pela elaboração de um inconsciente baseado em traumas ocorridos principalmente durante a infância.
A partir da década de 90 a Neurociência começou a investigar os inúmeros mistérios do cérebro humano. A partir daí surgiu o conceito de novo inconsciente, que se baseia em estudos de ressonância magnética para entender de que forma essa máquina tão complexa que é o cérebro humano funciona.
Se você acha que escolhe um vinho apenas pelo gosto, que não faz uso de estereótipos ou ainda se considera-se superior à maioria das pessoas não pode deixar de assistir a esse seminário que é inspirado na obra Subliminar de Leonard Mlodinow.
Wilson Reis

segunda-feira, 11 de maio de 2015

Seminário da Semana "A Morte de Deus em Nietzsche" por Natália Benevenuto

“(...) Noutros tempos, blasfemar contra Deus era a maior das blasfêmias; mas Deus morreu, e com ele morreram tais blasfemos. Agora, o mais espantoso é blasfemar contra a terra, e ter em maior conta as entranhas do inescrutável do que o sentido da terra.” Com essa afirmativa, Friedrich Wilhelm Nietzsche, um dos filósofos existencialistas mais notórios do século XIX, joga por terra aquilo que por muito tempo foi visto como objeto de fé, exigência e sacralização: a moral cristã ocidental.
Sua filosofia, construída em meio a um sistema de aforismos, não é uma filosofia gentil. Ela grita, perturba! Como colocar-se, então, diante deste “demônio que ri”? Com sua escrita franca e aguda, como um arauto do apocalipse, o filósofo que em vida foi um verdadeiro campo de batalha, deixa claro que a filosofia é, antes de tudo, uma busca. Mas para buscar a essência nietzschiana é preciso entender os percalços que o levaram à construção desses paradigmas.
Convido a todos a “filosofar a marteladas” na próxima quarta-feira, dia 13/05, às 12h45 no ECS 124.

Natália Benevenuto