PET Biologia UFV

PET Biologia UFV
Programa de Educação Tutorial - Biologia UFV

segunda-feira, 25 de agosto de 2014

Seminário da semana: "Linguagem corporal: quando gestos falam mais do que palavras" por Wilson dos Reis

    Ao longo da evolução humana nossos ancestrais foram criando formas diferentes de comunicação. A princípio o ato de transmitir mensagens era feito por meio de gestos bastante rústicos como gritos e grunhidos. Com o desenvolvimento de áreas específicas do cérebro, área de Broca e de Wenicke, por exemplo, o processo comunicativo especializou-se. Grunhidos e gritos foram aos poucos dando espaço a modos mais complexos de comunicação verbal.
    Apesar da linguagem verbal existir hoje de diversas formas por meio dos idiomas e dialetos, a linguagem não verbal apresenta um papel decisivo nas relações interpessoais, sendo mais importante do que as próprias palavras em inúmeros momentos. Estudiosos no assunto especulam que mais de 50% da comunicação é feita por meio de gestos e expressões corporais.
    Por meio da linguagem corporal é possível identificar quando uma pessoa está mentindo ou ainda se “fechando” para um diálogo. O simples ato de cruzar as pernas quando se está sentado varia para diferentes culturas ao redor do mundo.  É possível analisar também, por meio da postura corpórea, como homens e mulheres se comportam frente a um parceiro em potencial, aumentando as chances de perceber se aquele “gatinho” ou “gatinha” está a fim de você nos ‘leões’, ‘nicolocos’ e ‘batmans’ da vida. Dessa forma aumentarão suas chances de não sair de uma dessas no ‘0 a 0’.

    Interessou-se pelo assunto? Compareça então a esse seminário que será realizado no dia 03 de Setembro às 12 horas e 45 minutos na sala ECS 124.

Ciclo de Seminários 2014/2


Pessoal, essa semana tem início o nosso ciclo de seminários 2014/2, fiquem atentos às datas e venham prestigiar nosso trabalho, será ótimo ter a presença de todos.