PET Biologia UFV

PET Biologia UFV
Programa de Educação Tutorial - Biologia UFV

segunda-feira, 26 de maio de 2014

Seminário da Semana: "O mundo dos sonhos" por Byanka Dias


    Desde que o cérebro humano foi capaz de sonhar, o homem ficou maravilhado com aquele universo que acontecia toda noite em outra realidade dentro de seu próprio ser. O incrível mundo dos sonhos pode nos levar a qualquer tempo e lugar, trazendo à tona nossos desejos mais íntimos. Com ricas imagens e significados ocultos, eles podem revelar traços de nossa personalidade ou nos indicar algo que nossa consciência não foi capaz de perceber.
    Por milhares de anos, as pessoas acreditaram que os sonhos foram criados por seres sobrenaturais e poderiam ser usados para prever o futuro. Os sonhos nos fascinam. Em parte, porque todos nós sonhamos e quase todos nós nos lembramos de pelo menos alguns de nossos sonhos e, em parte, porque os sonhos são tão misteriosos e ao mesmo tempo tão reais e marcantes que devem conter algum significado. Na verdade, a maioria dos sonhos (talvez todos) quer dizer alguma coisa, embora as teorias sobre seu exato significado sejam diversas.
    O seminário em questão trará relações  fisiológicas, psicanalíticas e evolutivas acerca de todo o material onírico, ao trazer as principais teorias que buscam explicar o sentido do sonho e o funcionamento do cérebro durante o próprio ato de sonhar. Não obstante, possui ainda conteúdos como pesadelos, sonho lúcido e paralisia do sonho, que serão abordados com um olhar neurocientífico. Não percam, acontecerá na sala 124 desde prédio (ECS) ás 12:45 horas no dia 28 deste mês.

segunda-feira, 19 de maio de 2014

Seminário da Semana: ''Um mundo de cores" por: Késsia Leite


    Os primeiros hominídeos que dominaram a Terra tinham muitos pelos pelo corpo e acredita-se que assim como os outros grandes mamíferos das savanas africanas as cores desses pelos e da pele apresentavam um tom pardacento.
     Com o passar do tempo e com a migração desses hominídeos por todo o mundo os pelos foram diminuindo, em decorrência da mudança ambiental das diferentes regiões alcançadas por eles. Descobriu-se também que tal mudança física estava relacionada com a síntese de melanina. 
     Muitas dúvidas aparecem quando se trata de cor da pele e de conceitos como raça e etnia. Perguntas como: Por que existem tantas cores diferentes de pele e como elas apareceram? Por que não podemos ser separados em raças tal como alguns animais? Ou ainda: Como ocorre a síntese de melanina no nosso corpo? Para sanar essas e outras dúvidas, venham conferir esse seminário!

Dia: 21/05
Horário: 12:45h
Local: ECS 129

segunda-feira, 12 de maio de 2014

Seminário da Semana: '' Experimentação Animal '' por Henrique Silva



    Há muito tempo a humanidade utiliza de animais para enriquecer os conhecimentos e aprimorar suas técnicas. O uso de leões, ursos, porcos e cachorros possibilitou, por exemplo, o desenvolvimento da anatomia e fisiologia humana. Hoje, o animais são utilizados nos mais diferentes experimentos, sejam eles ligados ao ensino, pesquisa ou testes.
No Brasil, embates político-sociais são constantemente divulgados em mídia. De um lado estão os ativistas que são contra o uso de animais em experimentos e do outro cientistas que são favoráveis a esses organismos-modelos.  Para conhecer um pouco da história, atualidades, conceitos e leis que movem essa realidade não deixe de assistir a apresentação.
ECS 124
12:45
14/05/2014

terça-feira, 6 de maio de 2014

Seminário da Semana : " Grandes Migrações no Reino Animal '' por Jhonny Guedes



As migrações são fenômenos extraordinários, que levam bilhões de indivíduos a efetuar deslocamentos que chegam a ultrapassar 30.000 km por ano. São animais naturalmente migrantes, viajantes inatos, que, seja para encontrar alimentos, fugir de condições difíceis ou se reproduzir, a vida deles depende da capacidade de se deslocarem, de forma que esses animais fazem longas migrações, criando incríveis espetáculos da natureza. Desde borboletas, andorinhas ou baleias, conheça a mecânica da migração, as razões, perigos e problemas enfrentados pelos animais que realizam tais processos além de outras curiosidades por detrás deste fenômeno.