PET Biologia UFV

PET Biologia UFV
Programa de Educação Tutorial - Biologia UFV

sábado, 14 de dezembro de 2013

Seminário da Semana "Guerras e Armas Biológicas" por Eduarda Rocha


      
      A ideia de bioterrorismo precede a própria conceituação do mesmo. Nota-se isso devido a relatos já da Idade Média da utilização de corpos infectados para contaminar a água.
     Vírus e bactérias usados como instrumentos de guerra não são nenhuma novidade. Mas os avanços da engenharia genética podem tornar as armas biológicas cada vez mais perigosas - e mais acessíveis aos terroristas. Sendo assim, o mundo científico também não ficaria comprometido?
 Vários países apresentam potencial de armamento biológico (e até mesmo químico). O Brasil é um deles? Já houve algum relato envolvendo esse tipo de armamento no nosso país?
    Além disso, quais são as principais armas biológicas? Já houve realmente uma Guerra Biológica? E se houvesse uma terceira Guerra Mundial? Já estamos preparados?

  Estas e outras questões serão tratadas durante o seminário! Não percam!

quinta-feira, 5 de dezembro de 2013

Seminário da Semana "China: Os Impactos de uma Megapopulação" por Orlando Vital

         



            Em surpreendentes 30 anos, a China deixou de ser uma economia baseada amplamente na agricultura para se tornar uma nação moderna e dinâmica, considerada o país com o mais rápido crescimento econômico em todo o mundo. Atualmente, a China é a maior fábrica do planeta. Mas este grande salto rumo ao progresso teve um preço. Sua necessidade por energia cresceu vertiginosamente. As emissões de carbono pelas usinas de energia a carvão, pelos veículos e pela indústria fizeram o país ultrapassar os Estados Unidos como nação que mais emite os gases do efeito estufa. E não é surpresa que o infortúnio da poluição chinesa se tornou um problema com consequências globais.
            Nesse seminário você vai descobrir quais são esses problemas e como eles prejudicam a biodiversidade não só da China, mas como de todo o planeta. 
       

segunda-feira, 2 de dezembro de 2013

Seminário da Semana "Super Atletas: A Ciência do Esporte" por Wilson dos Reis Lima



    Há milhares de anos surgia na Grécia, mais precisamente na cidade de Olímpia um modelo que ficaria pra sempre guardado como o maior evento esportivo mundial, as Olimpíadas. No modelo atual o evento ocorre com uma periodicidade de 4 em 4 anos.
    A partir da Grécia surge então o culto ao corpo humano e as altas performances que o mesmo pode desempenhar. Nesse início de segunda década do século XXI a antiga frase que diz que o importante é competir vem sendo substituída pela que diz: o importante é vencer. E sob essa nova ótica surge a questão: Quais são os fatores que tornam alguns atletas simplesmente imbatíveis nas modalidades pelas quais competem? Exemplo é o que não nos falta, como o homem mais rápido do mundo, o jamaicano Usain Bol, o craque de futebol argentino Lionel Messi ou ainda o “homem anfíbio”, que recentemente deu por encerrada a carreira vitoriosa nas piscinas, o norte-americano Michael Phelps.

   Se interessou pelo assunto? Venha conferir esse meu segundo seminário pelo PET Biologia, no ECS sala 234 às 12 horas e 45 minutos da próxima quarta-feira, 04/12/2013.