PET Biologia UFV

PET Biologia UFV
Programa de Educação Tutorial - Biologia UFV

sexta-feira, 22 de novembro de 2013

Seminário da Semana "Eugenia e Evolução" por Henrique Silva


Quando a Biologia faz falta ao cidadão


    A ideia de purificar a raça humana esteve presente na história desde a Grécia Antiga, mas a maior aplicação dessas ideias ocorreu no século passado, no qual o nome eugenia ganhou força. Mas qual é a raça pura? Como foi a eugenia no mundo? E o Brasil, como viu essas ideias? Qual é a relação de eugenia com evolução? Qual é o reflexo do movimento no cenário educacional brasileiro? Todas essas perguntas serão respondidas ao longo do seminário. Não percam!!!

domingo, 17 de novembro de 2013

Seminário da Semana "Obesidade" por Marcelle Ferreira


  Nas sociedades antigas e em outros povos, o sucesso econômico era associado a pessoas gordas, pois o excesso de gordura significava condições de se alimentar bem, ter uma mesa farta. Essa associação persistiu durante a Idade Média e a Renascença onde o padrão de beleza dava prioridade a mulheres com corpos de forma arredondada.
   Porém nos anos 60, com a ideia de “geração saúde” esses padrões de beleza mudaram, e as pessoas passaram a buscar um corpo magro e atlético. O obeso passa então a sofrer preconceitos, principalmente após estudos que associaram o sobrepeso a doenças cardiovasculares, respiratórias e ortopédicas.
  Antes sinônimo de beleza, hoje uma patologia. O peso excessivo foi considerado uma doença pela OMS em 1997, e desde então preocupa a população mundial e é denominada “epidemia dos tempos modernos”. Mas o que leva um indivíduo a ser obeso não são apenas uma má alimentação e a falta de atividade física regular. Há fatores genéticos e metabólicos envolvidos na propensão a essa patologia.
   Nesse seminário será abordado um pouco desses possíveis fatores. Além disso, como é diagnosticado? Há tratamentos? Em quais casos o uso de cirurgias e medicamentos é recomendado? Crianças obesas um problema crescente que pode ser controlado?

   Há diferença na forma da doença se apresentar em homens e mulheres? Como essa patologia é classificada?          Essas perguntas assim como curiosidades acerca do assunto serão mostradas dia 20/11 na sala 124 do ECS ás 12h45. Não percam! 

domingo, 10 de novembro de 2013

Seminário da Semana "Buracos Negros - Mistérios do Universo" por Jhonny Guedes


Os buracos negros são partes muito interessantes do nosso universo, que até então são pouco explorados. A forma como interagem com o tempo e o espaço, por exemplo, é única. Sabemos apenas alguns fatores sobre eles, mas a sua maior parte ainda é um grande mistério para nós. Entender mais sobre eles é uma forma de compreender melhor nosso universo e alguns fenômenos muitas vezes inexplicáveis para ciência e que podem trazer resultados enormes na pesquisa sobre o cosmos, assim como um grande avanço tecnológico e cultural. Os buracos negros guardam, talvez, a resposta para muitas coisas que ainda são incompreendidas, afinal, eles estão presentes no universo desde sua criação.
De um modo geral, grande parte das pessoas de nossa sociedade se fechou no planeta Terra e esqueceram-se do restante do Universo, sendo que esse restante é simplesmente gigantesco e muito interessante. Os buracos negros são uma pequena fatia do que o cosmos possui e essa fatia por si só é fundamental para que haja atualmente vida na Terra e consequentemente nossa existência.
Neste seminário, você entenderá um pouco mais sobre esses objetos cósmicos, partindo de uma contextualização histórica, surgimento, características, importância e outras curiosidades. Não perca!


Jhonny Guedes

terça-feira, 5 de novembro de 2013

Seminário da Semana "A Relatividade da Beleza" por Jéssica Duarte


    Na sociedade vigente, beleza é algo essencial. Uma bela roupa, uma boa aparência, um belo sorriso, é o que todos almejam.
    Mas será que apenas quando essas característica são alcançadas que nos tornamos belos? A beleza tem de ser agradável e calma aos olhos, ou um furacão, com toda a sua força e selvageria também pode ser considerado bonito?
    Outra ideia que parece estar de difundindo mundialmente é a de que envelhecer é ruim, que as rugas e os cabelos brancos enfeiam o indivíduo e são um sinal que a força da juventude se esvaiu. Por isso essa aparência “frágil” tem de ser combatida, de forma pouco agressiva, como pelo uso de cosméticos, ou de forma severa, como cirurgias de preenchimento facial, aplicações de Botox, remoção de marcas de expressão e etc.
    Pelo padrão de beleza atual, um corpo bonito é um corpo malhado, é sinônimo de beleza e de bem estar, e para atingi-lo milhares de pessoas gastam tempo e dinheiro em academias, em correções corporais, e em remédios para emagrecimento, indiferentes às consequências que esses abusos podem causar.
    Se todos sabem disso, o que nos motiva? A simples necessidade de se sentir belo? A vontade de ser bem visto e aceito pela sociedade? A que preço? Onde está a opinião pessoal? Vale a pena tanto esforço?

    Venha assistir o Seminário e reflita sobre essas questões!