PET Biologia UFV

PET Biologia UFV
Programa de Educação Tutorial - Biologia UFV

quinta-feira, 29 de agosto de 2013

Seminário da Semana "Seleção Sexual em Humanos" por Késsia Leite de Souza



   
  Após a “Origem das espécies” em 1859, Darwin passou a observar caracteres considerados muitas vezes desvantajosos e custosos para o indivíduo, e que não estavam vinculados diretamente com sua sobrevivência, e sim, com o seu sucesso reprodutivo. A partir dessa observação Darwin pensou em um novo processo que pudesse explicar melhor a importância desses caracteres, e essa explicação veio através da teoria da seleção sexual.

     A seleção sexual é um processo que, assim como a seleção natural, causa mudanças evolutivas. É importante destacar que ao se falar nesse assunto estamos lidando com preferências, escolhas e que são elas as responsáveis, em parte, pelo processo de evolução.

     Este seminário irá apresentar o processo de seleção sexual nos seres humanos, tal como as preferências de homens e mulheres. Será que escolhemos nossos parceiros sexuais de forma diferente dos animais considerados “inferiores”? Como ocorre essa escolha? E para que fim escolhemos? Estas perguntas e ainda algumas curiosidades que estão intimamente ligadas à seleção sexual, serão respondidas e tratadas neste seminário. Venham conferir!

sexta-feira, 23 de agosto de 2013

Seminário da Semana "A Importância das Formigas" por Jhonny Guedes




  As formigas são seres eussociais caracterizados por serem indivíduos organizados em sociedades muito complexas. A clara divisão de tarefas, o cuidado cooperativo com a descendência e a permanência de diferentes gerações no mesmo território, confere a estes seres a capacidade de se adaptarem às mais diversas adversidades a que estão sujeitas.

  É do senso comum que as formigas são seres coletivos. Formam grandes colônias com galerias complexas e organizadas, vivem e trabalham para o coletivo, e apesar de cada formiga ter o potencial de exercer várias funções individualmente, persistem em viver em sociedade. O seu compromisso com a colônia e as relações que estabelecem entre si, fazem do conjunto dos seus indivíduos um só individuo, um só organismo.

  Neste seminário, você vai ter a possibilidade de conhecer um pouco mais a respeito desses animais fantásticos, como são as interações que desenvolvem com outros indivíduos, como funciona o formigueiro, as formas de comunicação entre as formigas e suas inúmeras importâncias para os diversos ecossistemas em que vivem.

sexta-feira, 16 de agosto de 2013

Seminário da Semana "Neurobiologia das Emoções" por Eduarda Rocha de Oliveira



  Todo mundo sente medo, raiva, alegrias, tristezas... emociona-se (exceto em casos patológicos)! Mas o que é, realmente, se emocionar? A emoção- palavra derivada do latim movere, que significa mover, botar em movimento- é expressão de estados e necessidades internas. 
  São as emoções que nos fazem únicos, é o nosso comportamento emocional que nos diferencia uns dos outros.
  Esse é um tema muito antigo e estudado, ainda de difícil definição, tanto filosófica quanto neurocientifica (sendo este, com significativos progressos devido, principalmente, a avanços tecnológicos).
  Quais seres vivos apresentam emoções? Qual o centro neurológico responsável por isso? Pensando em evolução, quando surgiu a emoção? Razão ou emoção? É possível separá-las?
  Estas e outras perguntas serão esclarecidas e debatidas durante a apresentação do seminário. Não deixem de conferir!

domingo, 11 de agosto de 2013

Seminário da Semana "Fobias" por Marcelle Ferreira Silva





  Medo é uma ansiedade inerente à nossa espécie. Mas esse medo natural, que foi um dos fatores que propiciou a sobrevivência da raça humana ao longo da evolução, pode se tornar patológico.  O nome dessa doença é fobia.
  Fobias são transtornos de ansiedade, que causam uma reação de medo exagerada para com uma situação ou objeto em específico. Uma pessoa que apresenta essa doença pode ter sua vida social e profissional afetadas por ela.
  Os fóbicos tendem à apresentar comportamento de fuga, ou seja, evitam aquilo que temem o máximo que podem, porém, nem sempre é possível escapar de algumas situações. E quando isso ocorre, o que acontece?
Quais as causas dessa patologia? Há tratamento? Quais são e como funcionam?
  Qual a incidência na população? Como é feito o diagnóstico?  
Essas e outras perguntas serão respondidas, assim como algumas curiosidades acerca do assunto serão expostas durante o seminário.
  Não percam!