PET Biologia UFV

PET Biologia UFV
Programa de Educação Tutorial - Biologia UFV

sexta-feira, 26 de julho de 2013

Seminário da Semana "A Vida no Limite" por Wilson Reis



   

 A necessidade de alcançar os lugares mais inóspitos do planeta sempre esteve presente na trajetória humana. Os incas, por exemplo, estabeleceram moradias nas altas montanhas de Machu Picchu. Os efeitos deletérios da altitude - durante muito tempo - foram atribuídos aos deuses que viviam nas montanhas, os quais não permitiam que meros mortais alcançassem suas moradias; como exemplo tem-se o Pantaleão situado no Monte Olimpo na Grécia, de Zeus.
    Com o avanço dos estudos fisiológicos o famoso Mal-das-Montanhas  teve suas verdadeiras causas descobertas e expedições ao Everest, ponto mais alto do planeta a 8.848 metros de altitude, tornaram-se práticas constantes por muitas pessoas que queriam colocar sua coragem e audácia à mostra. Outros encaram cotidianamente frio e calor extremos, como pesquisadores na Antártica e habitantes do Saara. Viagens espaciais também colocam à prova a necessidade de um grande conhecimento fisiológico a fim de garantir a sobrevivência em um ambiente completamente fora dos limites humanos.
  Quais são as reações no nosso organismo nesses ambientes?... Como é possível que um ser humano alcance os 8.848 metros do Everest?...( tendo em vista que se  fosse possível sermos transportados em um grande elevador a essa altitude, perderíamos a consciência em questões de segundos). Ou ainda, como pinguins e ursos polares conseguem resistir a extremos de temperatura que podem alcançar gélidos -80°C?... E como camelos suportam infernais 50°C nos quentes e áridos desertos africanos?...

sábado, 20 de julho de 2013

Seminário da Semana "A Genética da Personalidade" por Alexandra Avelar





            
     Engraçado, tímido, agressivo, egoísta, inteligente. Um caldeirão de influências forma a sua personalidade. Descubra o que faz com que você seja do jeito que é - e veja o que ainda consegue mudar.
         O que faz alguém de índole calma ter uma explosão de violência? Como justificar a diferença entre irmãos? Por que algumas pessoas se tornam líderes enquanto outras, igualmente inteligentes, têm um destino medíocre? 
       Um seminário que tem como objetivo explicar o porquê do comportamento humano em seus diversos aspectos – no círculo de amizades, no trabalho, nos relacionamentos, no convívio com os familiares – sempre ter sido um desafio para psicólogos e cientistas. Até hoje, as pesquisas sobre o tema produziram duas correntes antagônicas, que contrapõem a natureza e o ambiente social. De um lado estão os defensores da tese de que todos nascem iguais e a personalidade é formada pelo aprendizado e pelas experiências pessoais. Do outro lado, acredita-se que os traços da personalidade são definidos pela herança genética, assim como a cor dos olhos. Uma série de descobertas recentes enterra essa discussão. A ideia de que só o ambiente ou só o DNA forma a personalidade foi substituída por outra mais flexível. Todo comportamento tem um componente genético, mas sua manifestação depende de fatores ambientais. Sob essa visão, genética e sociedade interagem para moldar o jeito de ser de cada pessoa.

        Mas o que ocorre quando algo sai errado e crianças começam desde muito novas, em uma idade em que os especialistas afirmam que é impossível que a personalidade já esteja formada, a apresentar problemas de conduta como mentir, brigar, furtar, desrespeitar, agredir e torturar animais. Como explicar atos de crueldade em crianças? Genes ou ambiente??
     Descubra o que esta por trás dos transtornos de personalidade e em especial da psicopatia...

segunda-feira, 15 de julho de 2013

Seminário da Semana "Agrotóxicos" por Amanda Ferrugini



        
        Leite contaminado, crianças intoxicadas após avião pulverizar agrotóxicos perto de escola. O Brasil é desde 2008 campeão mundial no consumo de agrotóxicos, possuindo um consumo em média de 5,2 litros desses defensivos por habitante, além de usar nas lavouras muitos princípios ativos já proibidos em outros países. Somos bombardeados por essas e outras notícias alarmantes frequentemente, mas será que eles realmente são os vilões da história?
              A ideia de comer alimentos totalmente livre de quaisquer insumos químicos pode parece ótima, mas quanto a mais você estaria disposto a pagar por isso? Os alimentos orgânicos atualmente são elitizados, disponíveis apenas para uma pequena parcela da população de pode pagar por eles.
                  Será que essa situação pode se reverter? Será que é possível alimentar toda a população mundial, que não para de crescer, só com alimentos orgânicos? Será que os preços podem diminuir, tornando-os acessíveis para todos? Não existe nenhum consenso sobre isso, mas novas técnicas alternativas estão surgindo e podem se tornar uma possível solução.
        Venha conhecer um pouco sobre o histórico de utilização dos agrotóxicos, e dos dois lados da moeda para então formar sua opinião sobre esse assunto tão polêmico.

sábado, 6 de julho de 2013

Seminário da Semana: "Animais em Extinção" por Letícia Riguetto


     Todos sabemos que existem animais que estão ameaçados de extinção, mas você sabe o que isso significa? Para descobrir se um animal está extinto, ameaçado, ou vulnerável existem vários critérios usados para fazer esse tipo de classificação. O número de animais ameaçados cresce a cada ano, não só no Brasil, mas no mundo todo, por várias causas, sejam naturais ou provocadas pela ação do homem.
      Venha conhecer mais sobre as espécies ameaçadas, sobre os casos mais críticos, os valores que rodeiam esse assunto, e descubra animais que talvez você nunca verá. Tire suas dúvidas sobre as causas que levaram algumas espécies a extinção e quem são elas, e aproveite para saber um pouco mais sobre a legislação que defende a fauna brasileira. Não deixem de ir!

segunda-feira, 1 de julho de 2013

Seminário da semana: "A Arte da Luta" por Ana Luiza Destro





Cada vez mais o MMA vem crescendo e ganhando patrocínio e lugar na mídia, as pessoas param pra assistir as lutas quase da mesma forma que se juntam para assistir um jogo de futebol. Lutadores viraram astros. O número de pessoas que procuram por lutas para emagrecer, se defender ou por diversão, tem aumentado muito. Mas você sabe como surgiu o MMA? E as outras artes marciais?
O assunto do próximo seminário pretende esclarecer um pouco mais sobre algumas lutas, tais como o JiuJitsu e o Judô. Qual a diferença entre elas e uma briga qualquer? O que muda em um corpo de um lutador profissional para o de um homem comum? Onde surgiram? Todas essas perguntas e outras curiosidades serão respondidas no próximo seminário do dia 03/07. Não percam!