PET Biologia UFV

PET Biologia UFV
Programa de Educação Tutorial - Biologia UFV

quinta-feira, 31 de janeiro de 2013

Cobertura VI Ciclo de Palestras




Ocorreu hoje dia 31 de Janeiro, o segundo dia da programação do VI Ciclo de Palestras organizado pelo grupo PET Biologia da Universidade Federal de Viçosa. A abertura do evento foi abrilhantada   com a participação do coral Voix-Lá do departamento de letras. Até o momento já foram apresentadas quatro palestras que abordaram temas como: escassez de recursos hídricos, resgate de flora, biorremediação e fitorremediação em ambientes aquáticos. O evento prossegue nessa sexta-feira dia 1 de fevereiro e se estende à manhã de sábado com a realização de minicursos.

terça-feira, 29 de janeiro de 2013

Programação VI Ciclo de Palestras PET BIO UFV

QUA 30/01

18:00h - Abertura: Coral Voix- Lá
18:30h - Palestra 1: 
Prof. Dr. Demetrius David da Silva - Escassez de Recursos Hídricos
19:30h - Coffee Break
19:45h - Palestra 2: Agroflor: Eng. Agrônomo Otávio Ribeiro - Regaste de Flora

QUI 31/01

18:15h - Palestra 3: 
Prof. Dr. Marcos Rogério Tótola - Biorremediação: Microbiologia do Petróleo
19:00h - Palestra 4:
Prof. Dr. Juraci Alves de Oliveira 
19:40h - Coffee Break
20:00h - Palestra 5:
Prof. Dr. Edson Luís Nunes - Monitoramento de taxas de fixação de carbono por ecossistemas terrestres.

SEX 01/02
18:30h - Palestra 6 :Prof. Dr. Silvio Nolasco de Oliveira Neto: Sistemas Agroflorestais como modelo alternativo de produção e adequação ambiental de propriedades rurais.
19:30h - Coffee Break
19:45 - 
Advogada Adriana Cristina Braga: Espaço de Discussão: Código Florestal

SAB 03/02 

Minicursos - Prédio da Biologia (ECS) 

domingo, 27 de janeiro de 2013

Seminário da Semana: Vegetarianismo




“Mas nem peixe você come?” “Mas presunto não é carne” “Você come mato?”
Quem é vegetariano além de ter que lidar com essas perguntas e ainda enfrenta muitas dificuldades. Venha conhecer mais sobre esse estilo de vida e suas implicações para saúde, bem-estar, meio-ambiente.
 Seja por diferentes motivos, o número de vegetarianos vêm aumentando, assim como o número de produtos, restaurantes e lojas especializadas. Descubra mais sobre os diferentes tipos de vegetarianismo, os cuidados a serem tomados por quem toma a decisão de parar de comer carne, quais são os motivos que levam uma pessoa a adotar esse tipo de dietas, as dificuldades enfrentadas, além de curiosidades.

Resultado Seleção PET BIO 2013




Candidato
Classificação
Letícia Riguetto Nunes
Filippe Rocha Carneiro
Wilson dos Reis Lima
Marcelle Ferreira Silva
Nágila Campos Silva
Késsia Leite de Sousa

Os dois primeiros colocados serão convocados imediatamente e deverão comparecer a sala do Professor José Lino Neto, tutor do grupo, sala 341, a partir de quarta-feira. Os demais poderão ser convocados ao longo do período de validade do edital.




PET BIOLOGIA  UFV 
Tutor José Lino Neto

terça-feira, 22 de janeiro de 2013

terça-feira, 15 de janeiro de 2013

Seminário da Semana: O Nazismo de Adolf Hitler

No ano de 1934, as vésperas da Segunda Guerra Mundial, o Partido Nazista tomou o poder na Alemanha comandado pelo ditador Adolf Hitler. Os anos que se seguem são marcados por injustiças e crueldades que ficarão para sempre como um dos fatos mais hediondos da história da humanidade. Além do extermínio em massa de judeus, os campos de concentração (local onde eram aprisionados), forneciam também cobaias para terríveis experiências científicas. Por muitos anos o legado científico da Alemanha Nazista permaneceu desconhecido, mas estudos recentes laçaram uma nova luz em direção a ciência produzida na época. Afinal, houve experimentos de qualidade no Nazismo? O que acontece com a ciência sob um regime tão desumano?
A tese de que os laboratórios eram comandados por monstros impiedosos e desumanos e que não produziram nenhum conhecimento valioso para a humanidade foi questionada. Será que deveríamos descartar sumariamente todos os dados que foram produzidos? Essas são perguntas que discutiremos neste seminário que irá abordar também alguns fatos curiosos sobre a vida do mais cruel ditador da história.

Isabel Samila Lima Castro
PET BIO UFV
Tutor José Lino Neto