PET Biologia UFV

PET Biologia UFV
Programa de Educação Tutorial - Biologia UFV

terça-feira, 9 de outubro de 2012

Feira do Conhecimento de Viçosa 2012



A Feira do Conhecimento de Viçosa 2012 movimenta escolas do ensino básico da cidade e departamentos da Universidade Federal de Viçosa (UFV) desde o mês de agosto. A Feira acontece durante a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT), e faz parte do Simpósio de Integração Acadêmica (SIA) da Universidade. O Museu de Ciências da Terra Alexis Dorofeef, do Departamento de Solos da UFV, em parceria com a Secretaria Municipal de Educação, articula e organiza as atividades para o evento.

A novidade nesta quarta edição da Feira é a realização do projeto nos três campi da Universidade. Em Viçosa, o evento acontece no dia 27 de outubro, a partir das 8h, na praça Silviano Brandão, no centro da cidade. No mesmo dia, entre 7h e 17h, ocorre a Feira em Florestal, dentro do campus. Em Rio Paranaíba, os trabalhos serão apresentados no próximo dia 25, no Ginásio de Esportes do Parque do Zarico, de 8h às 18h.  

A participação no projeto é aberta a turmas de escolas públicas da educação básica que desenvolveram ou estejam desenvolvendo algum trabalho em interação com a UFV, via Programas Institucionais de Bolsas de Iniciação à Docência (Pibid), à Extenção (Pibex) e Científica (Pibic), Programas de Educação Tutorial (PET’s), projetos de extensão e pedagógicos, estágios de ensino e outros. As inscrições são gratuitas e devem ser feitas por meio do site www.sia.ufv.br/feira até o próximo dia 11.

Os trabalhos podem ser realizados em forma de painéis, maquetes, cartazes, histórias em quadrinhos, apresentações musicais e teatrais, produções diversas. O objetivo é que os conteúdos sejam desenvolvidos nas escolas e levados à Feira pelos estudantes da educação básica.

Mais informações sobre o projeto podem ser obtidas junto ao Museu de Ciências da Terra Alexis Dorofeef, que fica na casa 31 da Vila Giannetti, no campus da UFV, através do e-mail mctad@ufv.br ou pelo telefone (31) 3899-2662. 

segunda-feira, 8 de outubro de 2012

Seminário da semana: a ciência da persuasão



Já faz mais de 40 anos que os estudos sobre a ciência da persuasão começaram, sendo que durante a Segunda Guerra Mundial esses estudos foram mais intensos e durante a Guerra Fria teve grande uso dessa ciência.
Persuadir alguém é influenciar ou convencê-lo baseado em argumentos. Sendo assim, serão abordados nesse seminário, formas diferentes e mais comuns de persuasão, com curiosidades históricas e esclarecimentos. Não percam!

segunda-feira, 1 de outubro de 2012

Seminário da Semana: Teorias da Conspiração



Teorias de conspiração são teorias de que um grupo de pessoas teriam manipulado um evento para se obter um determinado resultado. Segundo o psicólogo social Jovan Byford, autor do livro “Teorias da Conspiração”, é impossível provar que uma teoria não existe e qualquer prova que se tenha é considerada por esses teóricos como parte da própria conspiração. Byford explica que esses teóricos sempre fazem as mesmas perguntas e nunca ficam satisfeitos com as respostas que desmontam sua tese, portanto essas teorias não são passíveis de argumentação racional. Com isso, o objetivo deste trabalho será apresentar algumas teorias e os principais argumentos que essas pessoas utilizam para embasar suas crenças, sendo que as mesmas não serão refutadas em nenhum momento não havendo a pretensão de mudar a opinião das pessoas que nelas acreditam. Porém, nada impede de serem discutidas, ou até mesmo refutadas, ao final do seminário. Não percam!