PET Biologia UFV

PET Biologia UFV
Programa de Educação Tutorial - Biologia UFV

sábado, 24 de março de 2012

Seleção de Bolsista PET-Bio


Encontram-se abertas as inscrições para seleção de um novo bolsista do PET!

O candidato deve estar cursando o segundo ou terceiro período de graduação do curso de Ciências Biológicas na UFV. Turma de 2011 ou 2011/II.

Ocorrerá uma Reunião de Esclarecimento, de presença não obrigatória, mas recomendada, no dia 18/04/12 (quarta-feira), às 18:30h, na sala 206 do ECS (Prédio da Biologia) .

Mais informações no Edital de Seleção 21012, afixado no mural do PET, no ECS!
Não percam esta oportunidade!

Não percam, essa quinta-feira !!!

sábado, 17 de março de 2012

2° Seminário do Ciclo:Desmistificando a Sustentabilidade


O chamado Desenvolvimento Sustentável traz consigo a perspectiva de conciliar o consumo do homem com a capacidade de geração e reciclagem de recursos da natureza, contrapondo ou ao menos atenuando a previsão malthusiana.A fim de tornar efetiva essa nova concepção de consumo, as chamadas ‘alternativas sustentáveis’ vêm sendo divulgadas e postas em práticas por inúmeras empresas e comunidades.Esse seminário elucidará algumas dessas práticas e explorará seus aspectos assertivos e nem tão assertivos para preservação ambiental e manutenção da qualidade de vida humana, desmistificando assim a Sustentabilidade.

segunda-feira, 12 de março de 2012

Início do Ciclo de Seminários: O valor das coletas e coleções biológicas

Nosso Ciclo de Seminários começa nessa Quinta-feira (15/03), 12:45h, com um tema de fundamental importância na nossa formação! Não percam!





O valor das coletas e coleções biológicas - Por Aline Duarte Batista

Qual o sentido de se coletar organismos vivos e mantê-los em uma coleção?

O entendimento dessa questão é essencial para que possamos compreender quão importante é o papel de curadores e museus de história natural para o avanço científico. As coleções biológicas, de qualquer natureza, são muito mais do que documentação histórica; são fontes de material para estudos de sistemática, biodiversidade, biotecnologia além de muitos outros.

Neste seminário serão abordadas questões relacionadas à legislação das coletas, à conservação dos exemplares, à sua importância no mundo científico bem como os diversos desafios à manutenção e ampliação dessas coleções.

Esperamos por vocês!

segunda-feira, 5 de março de 2012

Inscrições Ciclo de Seminários 2012 I


A partir desta Terça-feira, dia 06 de março, iniciará as inscrições no saguão do ECS (prédio da Biologia)para todos os interessados em participar do Ciclo de Seminários 2012 I, no horário de 11:40hs as 13:40 hs, com direito a certificado à aqueles que participarem em 75% dos seminários.A atividade consiste em apresentações semanais ministradas por um petiano acerca de diversos temas relacionados a biologia, cultura, arte, história, atualidades, dentre outros.Na mesma oportunidade estará disponíveis os certificados do Ciclo de seminários do ano de 2011 e do Ciclo de Palestras: Genética, desvendado as nuances dessa ciência.Mais informações no site do grupo PET Bilogia.

quinta-feira, 1 de março de 2012

Recepção de Calouros PET Biologia

Uma atividade tradicional do grupo é a recepção de calouros.Todos os anos o PET Biologia realiza em parceria com a coordenação do curso de Ciências Biológicas e Grupo GEA uma programação bastante interessante voltada para os calouros da biologia.Durante a disciplina da BIO 105, há uma apresentação do programa e em seguida os estudantes visitam a sede do grupo, nesse ano no dia 07 de Março.Encerrando a programação há uma visita monitorada à mata do paraíso.Não percam!Mais informações no nosso site.