PET Biologia UFV

PET Biologia UFV
Programa de Educação Tutorial - Biologia UFV

sábado, 24 de setembro de 2011

Seminário da Semana: A Genética da Domesticação






Osurgimento da civilização, a explosão populacional humana, as doenças que hoje possuímos e até nossa fisiologia foram consequências da domesticação de plantas e animais. Acredita-se que este processo foi um dos eventos mais importantes na história dos homens.

Mas qual a razão de apenas algumas espécies terem sido domesticadas? Teria sido um fenômeno estocástico? Até onde houve ação diretamente humana? Os cientistas explicam que as respostas estão nos genes.

A partir deste pressuposto, elucidando o processo de domesticação e correlacionando-o com os recentes estudos em biologia molecular, neste seminário serão abordadas as principais modificações acumuladas ao longo dos anos nas plantas, nos animais e nos homens; o motivo de tais modificações e suas possíveis consequências futuras.

sexta-feira, 23 de setembro de 2011

II Ciclo de Seminários do PET Bioquímica

O Pet Bioquímica estará realizando nos dias 03 a 07 de Outubo, o II Ciclo de Seminários que têm como tema a interdisciplinaridade entre os grupos PETs da Universidade Federal de Viçosa.O Pet Biologia marcará presença no evento , principalmente representado pela petiana Isabel Samila Lima Castro, que apresentará o seminário sobre doenças raras. Mais informações sobre o Cilco no cartaz de divulgação acima.

quarta-feira, 21 de setembro de 2011

Feira do Conhecimento



E continuam as preparações para a feira do conhecimento 2011, em primeira mão, o cartaz de divulgação da feira que será realizada na semana nacional de ciência e tecnologia. As parcerias entrem as escolas e os docentes e discentes da UFV, já estão praticamente finalizadas, inclusive, grande parte dos projetos estão em andamento.Em breve mais informações.

Discussão do livro o Andar do Bêbado



No dia 31 de Agosto, o grupo PET Biologia, promoveu uma rica discussão sobre o acaso e a aleatoriedade à luz do livro ''O Andar do Bêbado", do escritor Leonard Mlodinow, o evento, ainda contou com a participação da professora Karla Yotoko, Departamento de Biologia Geral, como mediadora discussão.O grupo PET, deixa como sugestão para você que se interessa pela ciência da aleatoriedade a leitura do livro, que inclusive se encontra disponível na biblioteca da sede, Vila Gianetti casa 30.Confira essa e outras atividades do grupo no nosso site!

segunda-feira, 19 de setembro de 2011

Seminário da Semana: "A Biologia do Envelhecimento"


O ser humano, assim como todos os seres vivos, tem seu destino definido pelo crescimento, envelhecimento e morte. Entretanto, a maioria de nós teme esse destino e está sempre tentando evitá-lo ou, pelo menos, retardá-lo. Mas como encontrar a tão desejada “fonte da juventude” se ainda nem conhecemos todos os fatores que levam ao envelhecimento?

Segundo o IBGE, em 1980, a esperança de vida do brasileiro era de 62.57 anos, passando para 73.17 anos em 2009, um aumento de quase 11 anos. Hoje, porém, não se deseja mais apenas viver por muitos anos, queremos envelhecer com saúde e qualidade de vida.

É em busca desses objetivos que diversas pesquisas são realizadas na área. Será que estamos próximos de compreender a “Biologia do Envelhecimento” e, finalmente, termos soluções para uma vida longa e prazerosa?

domingo, 11 de setembro de 2011

Seminário da Semana: "Dez anos do 11 de setembro de 2001 - Da guerra ao terror à estratégia anti-terrorista"


dez anos atrás os EUA sofreram atentados terroristas contra os prédios símbolos do poder econômico e militar do país. Em que os atentados de 11 de setembro mudaram a dinâmica global?

Essa é a proposta deste seminário; relembrar os ataques de 11 de setembro e elencar as conseqüências dos mesmos para os EUA e o resto do mundo. Tratará também do terrorismo e sua origem, bem como sua relação com o extremismo religioso.

Espero por vocês na quarta (14/09) ao 12:45 na sala 124 do ECS!

sexta-feira, 9 de setembro de 2011

Museu da Terra e PET BIO Feira do Conhecimento 2011





Nesse ano de 2011, o Museu da Terra Alexis Dorofeef e o PET Biologia se uniram com o propósito de promoverem a feira de conhecimento.As reuniões já estão acontecendo desde abril, e as articulações entre os oraganizadores,secretaria municipal de educação e comissão permanente do SIA,Simpósio de integração acadêmica, já estão sendo feitas.O evento tem por objetivo a extensão,possibilitando que alunos de escolas públicas que desenvolvem algun trabalho em interação com a universidade divulguem o mesmo durante o SIA, nos dias 17,18 e 19 de outubro no campus da UFV, e na praça Silviano Brandão, no dia 22 do mesmo mês.Em breve mais informações sobre a Feira do Conhecimento 2011.

terça-feira, 6 de setembro de 2011

Visita Técnica Caraça




O Grupo PET Biologia UFV visitou nos dias 20 e 21 de Agosto a reserva particular do Caraças em Catas Altas-MG.A viagem permitiu ao grupo apreciar as belezas naturais da Serra do Espinhaço tal como o patrimônio histórico-religioso do antigo mosteiro.Em breve, mais fotos e uma descrição detalhada dessa viagem no site do grupo.

sexta-feira, 2 de setembro de 2011

Ciclo de Palestras 2011

Em maio de 2011, o PET BIOLOGIA realizou o Ciclo de Palestras com o tema:Genética, desvendando as nuances dessa Ciências.Confira essas e outras atividades em nosso Site.
http://www.petbio.ufv.br/atividades.php